Meridianos & Paralelos
Um blog de notícias alinhavadas quase sempre à margem das notícias alinhadas
quarta-feira, outubro 06, 2004
Passa hoje, madrugada alta, na SIC, «Frida» realizado por Julie Taymor. Imperdível pela beleza plástica do filme, gigantesco quadro pintado com a mesma orgia de cores das telas, como a mesma tesão de vida da mulher que as pariu, estonteada entre excessos de dor e prazer, único movimento de oscilante equilíbrio que conheceu.
Excelente forma de celebrar um aniversário! Belíssimo presente este,que a SIC se lembrou de desembrulhar com a madrugada!... Talvez até dispense a festa no «Buddha Bar», a seguir à Gala. A Banda Sonora é qualquer coisa ímpar e suponho que difícilmente a mais recente coqueluxe da noite lisboeta me vai permitir à voz de Chavela Vargas esta noite!!....

12ºAniversário SIC Posted by Ana MC
Inesquecível, aquele 06 de Outubro de 1992, quando o rosto da jornalista Alberta Marques Fernandes surgiu no ar e não era em RTP nem RTP2!... Era SIC: «Sociedade Independente de Comunicação».
Foi um momento inaugural, sim... Para quem acreditava na independência e sonhava com horizontes mais à frente, mais empenhados, mais abertos`ao investimento criativo dos que guardavam na alma a paixão por esta coisa da notícia... Para quem sonhava com a liberdade de comunicação de uma forma mais efectiva... Para quem tinha a utopia de outras possibilidades, onde fosse possível pensar televisão e conceber outros projectos, outra televisão: descomprometida da lenta, viscosa e castrante máquina do poder.
Acontecia assim, em Portugal, a abertura do 1º canal de televisão privado. Foi há 12 anos. Na verdade,o tempo voa... e alguns créditos de esperança também!... Seja como for, PARABÉNS SIC!!... Grata por ter sido chamada à celebração: mais logo ajudo a soprar as velas!
segunda-feira, outubro 04, 2004
Ontem, ao serão, a TVI apresentou ao país as 12 pessoas ("Celebridades Portuguesas", segundo os códigos da produção) que aceitaram caché para viver durante os próximos 3 meses isoladas do conforto e dos outros excessos de urbanidade a que estão habituadas. O conceito do programa é uma reedição do formato "Big Brother", em versão bucólica.
Acordo e fico a saber que, com os olhos postos na quinta do Cartaxo, estiveram 4 milhões e meio de espectadores, para um total de 60% de share de audiência.